História da especialidade
A fisioterapia pediátrica sendo uma área que atua com crianças utiliza uma abordagem com base mais em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas e na década de 80, o fisioterapeuta no hospital pediátrico apareceu como um profissional que com suas técnicas específicas pode dar à equipe que atende a criança uma importante contribuição para promover sua recuperação mais rápida.
Hoje as técnicas da fisioterapia são muito utilizadas nas unidades hospitalares, consultórios e em domicílio como tratamento. Em unidades de terapia intensiva fazem parte do corpo clínico permanente e são profissionais altamente requisitados para a realização de alguns procedimentos como a aplicação da ventilação mecânica não invasiva - VMNI.
A fisioterapia pediátrica foi criada pela necessidade de atendimento fisioterápico especializado, proporcionando a comunidade um tratamento diferenciado dispondo de ambiente lúdico e inteiramente ajustado ao universo infanto-juvenil e que oferece os recursos fisioterapêuticos manuais, mecânicos e eletroterapêuticos direcionados ao atendimento de crianças e adolescentes.
Apesar dessa área ainda não ser reconhecida pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) no Brasil como uma especialidade é uma área que cresce bastante mostrando seu potencial e tendo muitos profissionais atuantes.
Assinar:
Postagens (Atom)